Ação Pedagógica para Autogestão da Vida em Condomínio em Habitação de Interesse Social

Consiste em uma adequação singularizada da metodologia Práxis Pedagógica. Trata-se do resultado de um processo teórico-prático baseado na realização de diversos trabalhos socioeducativos em condomínios caracterizados como Habitação de Interesse Social.

Tendo como contexto as singularidades da Gestão Condominial nos empreendimentos HIS, a finalidade da metodologia é mediar de forma interativa a auto-organização comunitária e promover a capacitação técnica-instrumental e sociocultural para autogestão pactuada da vida em condomínio.

A metodologia prevê a realização de Oficinas de Trabalho como principal estratégia pedagógica interativa do trabalho socioeducativo. Outras estratégias, envolvendo conteúdos temáticos e atividades específicas, conforme a realidade concreta de cada comunidade, serão construídas conjuntamente com os próprios sujeitos sociais envolvidos com o trabalho, isso já como parte do próprio processo socioeducativo.

O objetivo específico das oficinas é o de promover a capacitação para a autogestão sociocultural e socioadministrativa da vida em condomínio, propiciando a aquisição de conhecimentos técnicos e básicos sobre a legislação condominial, bem como o desenvolvimento de valores, práticas preventivas e hábitos necessários à cultura coletiva.

O trabalho de capacitação tem como foco a ação transformadora, ou seja, todo conhecimento adquirido deve ser ressignificado pelo grupo e traduzido em planejamento e ação de trabalho destinado a Gestão Condominial.

Nesse sentido, as Oficinas de Trabalho para capacitação serão pautadas pela práxis: aquisição de conhecimentos – resignificação e singularização – planejamento – ação – avaliação – reflexão – transformação.

Conceitos-chave trabalhados nas Oficinas:

Os seguintes conceitos serão pedagogicamente desenvolvidos nas Oficinas de Trabalho de forma transversal e contextualizados.

>> Auto-Organização

Deve se constituir como meio de expressão e de realização dos interesses sociais e culturais da comunidade para a autogestão da vida em condomínio. Sua forma de representação e o controle social deve ser um processo de construção realizado pelos próprios sujeitos da vida em condomínio.

>> Autogestão

A autogestão significa que os próprios condôminos decidem e dirigem a vida em condomínio. Portanto, não se trata apenas de participação para validar ou recusar, mas de ser sujeito social ativo e crítico das determinações, direitos e deveres. Mas como a autogestão só pode ser realizada através das relações sociais entre indivíduos, envolvendo diferenças, interesses individuais e coletivos, é necessário à construção de um pacto social que lhe dê sustentação.

>> Pacto Social

O pacto social, como processo de construção interativo e conflitante, tem como centralidade a consciência coletiva e o valor de uso da propriedade condominial. Deve estar objetivado e subjetivado em valores, objetivos e interesses comuns e regras de convivência, que funcionem como cultura de hábitos e costumes e não através de imposição burocrática e punitiva estabelecidas de fora pra dentro e de cima pra baixo.

>> Agrupamento Democrático

A operacionalização e continuidade do pacto social devem ser garantidas pelo agrupamento democrático dos representantes da comunidade. A representação deve resultar do próprio processo de construção do pacto social. Tanto a liderança como a eficiência das ações desse agrupamento, devem estar norteadas pela construção de um senso de homogeneidade e coerência:

  • Homogeneidade expressa à capacidade dos membros de formularem uma ideologia que ajude a auto-organização a alcançar seus objetivos comuns.
  • Coerência significa a formulação e ordenação de objetivos norteados pelos valores e interesses definidos no pacto social.

Grade Temática das Oficinas de Trabalho

Os temas a seguir serão pedagogicamente trabalhados através da realização sequencial das oficinas ou conforme demanda específica por tema. Para cada tema existe um conjunto de conceitos, conteúdos específicos e objetivos de aprendizagem.

A abordagem pedagógica, dinâmicas e contextualizações, serão definidas considerando-se as singularidades dos sujeitos destinatários do trabalho socioeducativo.

Temas:

1. Conhecer para transformar

2. Gestão das Relações Sociais no Condomínio:

> Diagnóstico da vida em condomínio

> Construindo o pacto social

> Formatando o pacto social

> Escrevendo o pacto social

> Representação Condominial

> Plano de Trabalho para Gestão Condominial e Ambiental

> Relações com o entorno e equipamentos comunitários

3. Estrutura Legal do Condomínio

4. Perfil da Legislação Aplicada aos Condomínios

5. Organização e Funcionamento do Condomínio

6. Gestão e Administração do Condomínio

7. Gestão Financeira do Condomínio

8. Gestão da Manutenção Predial

9. Gestão de Riscos e Segurança Condominial

10. Sistema de Segurança Contra Incêndio

11. Gestão e Educação Patrimonial e Ambiental

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