Falar em modernidade e pós-modernidade, certamente envolve análises, explicações, compreensões e posicionamentos políticos e ideológicos sobre a sociedade em que vivemos. Assim, o Professor Newton Duarte aborda a temática “Educação, Modernidade e Pós-Modernidade” referenciando-se no universo marxista desde a perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica.
De forma intencionalmente provocativa, defende a não existência de uma Sociedade Pós-moderna, muito menos uma Sociedade do Conhecimento. Mas afirma a existência de uma Ideologia Pós-modernista.
Problematiza a necessidade socioeconômica e ideopolítica de fazer tal diferenciação se a pretensão é a de promover uma práxis pedagógica engajada com a emancipação humana, ou seja, de ruptura e superação da exploração do trabalho pelo capital.
Importante considerar (e conhecer criticamente!) que existem algumas divergências cruciais no universo do marxismo ortodoxo (e não dogmático!) quanto à função social da educação escolar no processo de transformação revolucionária da sociedade capitalista. Por exemplo, as diferenças substanciais entre a pedagogia histórico-crítica (Dermeval Saviani e Newton Duarte) e a vertente adepta de Lucáks (Sérgio Lessa e José Paulo Netto).
Excepcional conferência do Prof. Dr. Newton Duarte proferida na Universidade de Brasília no dia 23 de maio de 2013 às 19h30min no auditório Dois Candangos completamente lotado. A conferência fez parte do Ciclo de Estudos Educação, Modernidade e Pós-Modernidade realizado na Faculdade de Educação da Universidade de Brasília nos dias 23 e 24 de maio de 2013.