Perfil Metodologia

Perfil da Metodologia Práxis Pedagógica

A Práxis Pedagógica é uma metodologia que concebe e pratica a educação como processo intencional de intervenção social. Ou seja, educar significa mediar a transmissão, construção e ressignificação de conhecimentos técnicos-científicos, socioculturais, ideologias, valores, atitudes e comportamentos, visando o desenvolvimento, transformações e a emancipação interativa entre o indivíduo e o coletivo.

A metodologia tem como singularidade a forma como inter-relaciona o ensino-aprendizagem com a apropriação crítica e a ação transformadora entre os sujeitos envolvidos no processo educativo. É aplicada através de projetos multi e interdisciplinares na educação escolar e no desenvolvimento e realização de cursos temáticos, projetos e trabalhos socioeducativos específicos ou integrados a trabalhos sociais.

Quando empregada na realização de Trabalho Socioeducativo, a metodologia tem como singularidade a articulação entre a aprendizagem e ressignificação de conhecimentos com processos de auto-organização e capacitação para autogestão sociocomunitária.

Veja a seguir a composição conceitual da metodologia.

A Práxis Pedagógica concebe o trabalho educativo como Sujeito Intencional.

Sujeito: porque ao realizar a ação-educativa como prática social interativa, deixa de ser apenas responsável técnico pela realização dos objetivos específicos do trabalho, tornando-se também sujeito, ainda que indireto, das transformações postas como causa e efeito pela própria ação-educativa.

Intencional: por promover ações educativas propositivas, formadoras e engajadas com necessidades e possibilidades de transformações postas pelos próprios sujeitos do contexto social no qual se realiza a intervenção socioeducativa.

Sendo assim, sujeito e intencionalidade formam uma unidade dialética entre teoria e prática, que ao se realizar como ação, determina a natureza socioeducativa do trabalho e sua função social, ou seja: realizar-se como processo educativo que interage diretamente com os sujeitos da prática social e na prática social, como práxis pedagógicas.

Ação – Reflexão crítica – Ação transformadora

Em forma de espiral, essas três ações constituem a realização propositiva da metodologia, para que possa cumprir a dupla função pedagógica que o trabalho educativo deverá exercer ao promover a interação entre os sujeitos sociais envolvidos:

(a) mediar à apropriação crítica e criativa de conhecimentos técnicos, científicos e socioculturais;

(b) mediar à instrumentalização e organização das ações operativas e transformadoras que decorrem do trabalho socioeducativo.

Trata-se da articulação entre conhecimentos e auto-organização. Não como fim, mas como meios para emancipação dos sujeitos e para as transformações da prática social.

Ponto de partida e ponto de chegada

A materialização da metodologia em trabalho socioeducativo singularizado, isto é, a formatação da práxis pedagógica conforme as determinações particulares da realidade concreta na qual ocorrerá a intervenção, encontra na prática social – dos sujeitos envolvidos – tanto o seu ponto de partida como o ponto de chegada.

No ponto de partida: ocorre a interação com os sujeitos envolvidos para caracterizar a demanda, sua natureza problemática, definir estratégias, atividades e objetivos.

No ponto de chegada: a positividade do trabalho é avaliada e qualificada pela função social que cumpriu na objetivação e subjetivação de conhecimentos, valores, atitudes e comportamentos em favor de emancipações e transformações coletivas e individuais.

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