Perfil histórico do desenvolvimento da metodologia

A origem da metodologia Práxis Pedagógica se dá em 1999. Ocorre a partir da realização de trabalho na educação escolar do ensino fundamental e com o desenvolvimento e formatação pedagógica de atividades e cursos temáticos integrados a trabalhos sociais.

A reflexão crítica sobre a experiência com essas duas dimensões sociais da educação – escola e trabalho social – acabou por gerar a necessidade de problematizar a identidade e a distinção pedagógica existentes entre tais ações educativas.

Por cumprirem funções sociais distintas, a educação escolar e a educação envolvida no trabalho social, certamente possuem estruturas e dinâmicas diferentes. Mas, por terem em comum a educação como ato intencional, ambas ações educativas demandam certa cientificidade pedagógica para se realizar de forma substancial e significativa.

Nessa perspectiva, passou-se a problematizar a eficiência educativa e sócio-organizativa de atividades realizadas através do trabalho social, colocando questões como:

  • A articulação entre conceitos, conteúdos e objetivos de aprendizagem; estratégias e abordagens pedagógicas.
  • As relações entre os sujeitos no processo de ensino e aprendizagem, metodologias e instrumentos de avaliação.
  • A prática social como contexto para a apropriação, aplicação e ressignificação de conhecimentos.
  • A interação entre teoria e prática a partir de determinados referenciais teórico-metodológicos.

A partir do ano de 2001, tem início a elaboração sistematizada da Práxis Pedagógica como metodologia destinada ao trabalho socioeducativo. Já como resultado da combinação entre os seguintes processos:  pesquisa e estudo sistemático na área da educação referentes a diversas experiências de intervenções socioeducativa e sócio-organizativa, com a formatação e execução de cursos destinados à capacitação técnica e sociocultural, tendo como foco a auto-organização e autogestão. Esse processo teórico-prático-interventivo pode ser resumido em três fases significativas.

De 2001 a 2003

Prioridade para o estudo teórico-metodológico, centrado na Pedagogia Histórico- Crítica, na Teoria Dialética do Conhecimento e na Teoria Histórico-Cultural do Psiquismo Humano. Com a finalidade de estabelecer os referenciais teóricos e a base categorial dos conceitos estruturantes da metodologia Práxis Pedagógica.

De 2004 a 2009

Elaboração sistematizada da metodologia como práxis socioeducativa e sócio-organizativa mediadora de transformações.

Processo teórico-prático constituído através do desenvolvimento, formatação pedagógica singularizada e execução de trabalhos socioeducativos e cursos temáticos, destinados à capacitação técnica e sociocultural com foco na auto-organização e autogestão.

A aplicação da metodologia através da realização de trabalho socioeducativo em condomínios de habitação de interesse social,  demandou uma formatação singularizada. Foi elaborada a Ação Pedagógica para Autogestão da Vida em Condomínio em Habitação de Interesse Social, destinada a mediar à auto-organização da representação condominial e promover sua capacitação técnica-instrumental e sociocultural.

De 2010 a 2015

Ocorre um substantivo processo de avanço conceitual e qualificação prática da metodologia Ação Pedagógica para Autogestão da Vida em Condomínio em Habitação de Interesse Social. Isso através da realização de trabalho socioeducativo integrando a organização social e a gestão condominial em empreendimentos HIS.

A realização de Oficinas de Trabalho, como estratégia pedagógica para capacitação e auto-organização, bem como a formatação e execução de cursos singularizados às demandas e aos sujeitos e suas relações sociais na vida em condomínio HIS, não só propiciaram como demandaram o permanente desenvolvimento qualificado da metodologia.

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