Referencial Teórico da Metodologia Práxis Pedagógica

O pressuposto é que toda ação pedagógica expressa, necessariamente, de forma consciente ou não, determinadas concepções sociais, ideológicas e culturais, sempre condicionadas por certa visão de ser humano e de sociedade.

E ainda, que toda metodologia de intervenção social consequente, deve resultar da transformação de pressupostos teóricos em diretrizes operacionais, processos e técnicas pedagógicas, consubstanciando-se em práxis social.

Sendo assim, convém explicitar, ainda que de forma sintética, quais são os pressupostos teóricos basilares da metodologia Práxis Pedagógica.

Por se tratar de uma metodologia destinada à ação educativa numa perspectiva transformadora, duas questões centrais foram colocadas como marco para definição dos pressupostos teóricos e metodológicos:

  • Como o conhecimento humano é produzido e transformado;
  • Como o ser humano se desenvolve e qual o papel da aprendizagem nesse desenvolvimento.

Certamente são questões de natureza complexa – e exatamente por isso dividem águas no campo das ciências sociais, particularmente no campo da pedagogia e do trabalho social.

Com base em substancial estudo teórico, combinado com significativas experiências práticas e muita reflexão processual crítica, resultou o entendimento de que as teorias que melhor correspondem a uma práxis pedagógica como mediadora interativa de transformações, numa perspectiva crítica, democrática e solidária, são a Teoria Dialética do Conhecimento e a Teoria Histórico-Cultural do Psiquismo Humano.

Veja algumas das categorias estruturantes dessas duas teorias nos artigos “Teoria Dialética do Conhecimento” e “Teoria Histórico-Cultural do Psiquismo Humano”. Categorias que se constituem nos pressupostos teóricos da metodologia Práxis Pedagógica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *