A superação da dicotomia entre teoria e prática na educação
Na perspectiva da Pedagogia Histórico-crítica a divisão dicotômica entre teoria e prática, tanto na formação acadêmica da docência, como na …
Continuar lendoPor que a narrativa do movimento “Escola sem Partido”, em certa medida, encontra eco e até apoio?
Bem sabemos que toda política pública destinada à educação, necessariamente, reproduz e produz determinada concepção de ser humano e de …
Continuar lendoEducação, Modernidade e Pós-Modernidade
Falar em modernidade e pós-modernidade, certamente envolve análises, explicações, compreensões e posicionamentos políticos e ideológicos sobre a sociedade em que …
Continuar lendoEm educação: o que significa separar o conteúdo da forma e o ensinar do educar?
Debatendo o Método Científico da Pesquisa em Educação, o Professor Newton Duarte problematiza a Pedagogia que vincula os conteúdos escolares …
Continuar lendoNa prática: qual a função socioideológica e política da educação?
Conforme István Mészáros, em seu livro “Educação Para Além do Capital” (pg. 17): “Nessa perspectiva, fica bastante claro que a …
Continuar lendoUma Didática para a Pedagogia Histórico-Crítica
Uma Didática para a Pedagogia Histórico-Crítica – Prof. Dr. João Luiz Gasparin Data: 24 de novembro de 2011 – Horário: …
Continuar lendoTeoria Histórico-Cultural do Psiquismo Humano
Essa teoria concebe que as origens da vida consciente e do pensamento abstrato, encontram-se na interação do ser orgânico com …
Continuar lendoTeoria Dialética do Conhecimento
Essa teoria concebe o conhecimento como resultado da ação do ser humano sobre a natureza para satisfazer suas necessidades materiais …
Continuar lendo