2001/2003 – Elaboração conceitual e formatação da
metodologia Ação Pedagógica: trabalho socioeducativo como mediador de
transformações.
Trabalho realizado:
Estudo teórico centrado na Teoria Dialética do Conhecimento, Pedagogia Histórico-Crítica e na Teoria Histórico-Cultural do Psiquismo Humano com a finalidade de estabelecer os referenciais teóricos e a base categorial dos conceitos estruturais que constituem de forma singularizada a metodologia Práxis Pedagógica.
Elaboração sistematizada da metodologia Práxis Pedagógica como práxis socioeducativa e socio-organizativa mediadora de transformações, com a seguinte estrutura: metodologia para caracterização histórico-sócio-cultural do território, sujeitos e relações sociais; metodologia da problematização como abordagem e compreensão crítica da realidade; metodologia de registro e avaliação diagnóstica e processual; estratégias e atividades pedagógicas sócio interativas.
Estudo e pesquisa sobre habitação de interesse social, com foco em empreendimentos condominiais vinculados a políticas públicas de habitação, envolvendo os seguintes temas: programas sociais, critérios e formas de gestão; concepção e prática de trabalho social realizado por agentes e técnicos sociais do poder público e empresas privadas; legislação condominial e a natureza dos conflitos socioeconômicos e culturais entre o valor de uso e o valor de troca da propriedade condominial com função social.
Elaboração e formatação da Ação Pedagógica para Autogestão da Vida em Condomínio em Habitação de Interesse Social. Metodologia de trabalho socioeducativo e sócio organizativo destinada a mediar à auto-organização e promover a capacitação sociocultural e técnica-instrumental dos beneficiários em HIS. A fim de que se constituam como sujeitos de transformações, através de um processo de interação e integração de conhecimentos e vivências, troca de experiências e a construção de valores coletivos pactuados na autogestão, de modo a viabilizar e qualificar as relações sociais da vida em condomínio.